Notícias e Artigos , Projetos
junho 2, 2025
PSB realiza XVI Congresso Nacional e elege João Campos como novo presidente

Autor:
Iris Santos
Compartilhe
Nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, o PSB realizou seu XVI Congresso Nacional no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. O encontro reuniu lideranças de todo o país para debater os rumos do partido, aprovar diretrizes e eleger a nova direção nacional.
Com o tema “Brasil: Potência Criativa e Sustentável”, o congresso abordou temas essenciais para o futuro do país e do partido, incluindo conjuntura política, desenvolvimento sustentável, comunicação, política internacional, indústria criativa e enfrentamento das desigualdades sociais.
O deputado federal Luciano Ducci, presidente do PSB no Paraná, também esteve presente no evento e destacou a relevância do congresso para o fortalecimento do partido. “Este congresso reafirma nosso compromisso com um Brasil mais justo e sustentável. A troca de ideias e a construção coletiva são fundamentais para seguirmos avançando como partido e como nação”, afirmou Ducci.
Renovação e união partidária

Foto: Chico Ferreira
Na eleição da nova direção partidária, João Campos, atual prefeito de Recife, foi escolhido como novo presidente do PSB. Em seu discurso de posse, proferido diante de importantes figuras políticas como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, Campos expressou gratidão à militância e ressaltou a importância da renovação política, da unidade partidária e do compromisso com os valores históricos do PSB.
Em discurso emocionado, João Campos ressaltou que a chegada à presidência do PSB não representa uma ruptura, mas a continuidade de uma trajetória que tem raízes no legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos. “É impossível estar aqui no dia de hoje e não lembrar de que há exatos 20 anos, eu tinha de 11 para 12 anos de idade, e perdi meu bisavô, Miguel Arraes. Ainda não compreendia com clareza o que eram aqueles movimentos, mas vi meu pai cuidando de construir um projeto para o estado de Pernambuco que foi vitorioso no ano seguinte e um projeto vitorioso também para o PSB quando ele assumiu a presidência nacional do partido”, relembrou.
O XVI Congresso Nacional do PSB reforçou o papel do partido na construção de políticas públicas que promovam desenvolvimento sustentável, inovação e redução das desigualdades sociais. A nova direção nacional agora tem a missão de conduzir essas diretrizes para o próximos anos, buscando fortalecer a presença da legenda no cenário político brasileiro.