Meu Trabalho pelo Paraná , Notícias e Artigos , Projetos

setembro 2, 2025

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias discutem avanços da categoria em Curitiba

Luciano Ducci no Seminário da PEC 14/21

Autor:

Iris Santos

Compartilhe

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de todo o Paraná se reuniram na segunda-feira (1), na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, para o Seminário Regional da PEC 14/21. A Proposta de Emenda à Constituição, em discussão no Congresso Nacional, prevê avanços para a categoria, entre eles o reconhecimento da aposentadoria especial.

O evento integra as atividades da Comissão Especial que analisa o tema na Câmara dos Deputados. A iniciativa de reunir ACSs e ACEs partiu do deputado Luciano Ducci, que defende a proposta e representa a categoria em Brasília.

“É fundamental a mobilização dos agentes. No Brasil, são cerca de 400 mil profissionais que representam o elo mais próximo entre a população e o Sistema Único de Saúde. Há muito tempo luto ao lado da categoria pelo reconhecimento desse trabalho essencial para o país”, destacou Ducci.

A vice-presidente do Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Agentes (FNARAS) e presidente do sindicato da categoria no Paraná (SINDACS), Ondna Rodrigues, convocou os agentes a marcarem presença em Brasília durante a votação da PEC.  “Estamos na reta final da nossa luta. Em outubro estaremos em Brasília, mobilizados, para aprovar o relatório da proposta na Comissão e, em seguida, levá-la ao plenário. A PEC 14 representa dignidade para os agentes de todo o país”, afirmou.

Mobilização

Luciano Ducci no Seminário da PEC 14/21

O Seminário Regional reuniu cerca de 500 agentes e lideranças vindos de 48 cidades do estado, além de representantes do Amazonas, Piauí, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e São Paulo.

De Maringá, a agente Ana Lúcia destacou a importância da proposta: “O agente comunitário de saúde e de endemias trabalha sob chuva, sol e frio. A aposentadoria especial é justa, reconhece nosso esforço e garante dignidade ao nosso trabalho.”

De Jacarezinho, a agente Daiane Gusmão Moraes reforçou o impacto da PEC: “O agente entra na casa das famílias, leva saúde aonde muitas vezes o serviço não chega. É mais do que justo que tenhamos reconhecimento e valorização.”

A expectativa é que o relatório da PEC 14 seja votado pela Comissão Especial em outubro. Se aprovado, seguirá para apreciação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Luciano Ducci é curitibano, médico e Deputado Federal pelo estado do Paraná.

Leia Também