Projetos
junho 6, 2024
Câmara dos Deputados promove participação popular nos debates legislativos

Autor:
Iris Santos
Compartilhe
A Câmara dos Deputados está inovando sua programação para tornar as atividades legislativas mais interativas, participativas, democráticas e transparentes. Uma das novidades é o lançamento da Plataforma Debates Interativos, que permitirá maior engajamento do cidadão no processo legislativo.
De acordo com o deputado federal Luciano Ducci, secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais da Câmara, a nova ferramenta permite que a sociedade se torne uma grande contribuinte dos debates públicos. “A plataforma é o fruto de um projeto que integra totalmente os debates à Câmara dos Deputados, promovendo a participação cidadã em qualquer evento que ocorra na Casa”, explica o parlamentar.
Para o deputado, é importante que as pessoas entendam o processo legislativo, e se informem mais sobre os assuntos que envolvem a política nacional. “A ideia é que os cidadãos assumam o protagonismo nas decisões que afetam o dia-a-dia de todos nós, e deixem de reservar apenas o período eleitoral para discutirem a política”, relata Ducci.
Respeitando a diversidade de opiniões e oferecendo interatividade em tempo real, a nova ferramenta se soma aos outros canais de comunicação da Câmara e estará disponível em todas as comissões temáticas da instituição. As audiências públicas e outras reuniões habilitadas na plataforma ficarão disponíveis no item “Acompanhe” das páginas de cada evento no portal da Casa.
A nova ferramenta é resultado do trabalho conjunto de várias equipes da Câmara, incluindo a Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais, a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação e o Departamento de Comissões. Antes do lançamento oficial, foram realizados 16 pilotos em 8 comissões, com 18.573 visualizações e 175 perguntas, demonstrando o potencial da ferramenta mesmo na fase experimental.
“Agora, qualquer cidadão, independentemente de onde esteja no país, pode participar ativamente dos debates, expressar suas opiniões e contribuir para a construção de políticas públicas mais eficientes e justas”, concluiu o secretário de Mídias Digitais.
