Combate a Fake News , Notícias e Artigos , Projetos

maio 16, 2025

Ducci e Arns assinam a CPMI do INSS

luciano ducci assina CPMI do INSS

Autor:

Iris Santos

Compartilhe

Em meio ao escândalo que abalou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 22 parlamentares do Paraná — 20 deputados federais e 2 senadores — assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes bilionárias em descontos indevidos nas aposentadorias e pensões de milhões de brasileiros.

A comissão mista é aquela em que deputados e senadores se reúnem em uma comissão de investigação.

Entre os parlamentares que assinaram o pedido, destacam-se o deputado Luciano Ducci e o senador Flávio Arns, ambos do PSB, partido que integra a base do governo Lula. A adesão de parlamentares governistas à CPMI evidencia a gravidade do caso e a pressão por respostas concretas.

O requerimento da CPMI, protocolado em 12 de maio, conta com 259 assinaturas — 223 de deputados e 36 de senadores — superando os mínimos exigidos de 171 e 27, respectivamente. A instalação da comissão depende agora da leitura do pedido pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP) .

O escândalo, conhecido como “Farra do INSS”, envolve um esquema de descontos não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas. Os prejuízos já foram estimados em mais de R$ 6 bilhões. A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, revelou que cerca de 9 milhões de beneficiários podem ter sido lesados.

A pressão por transparência e responsabilização cresce, e a CPMI surge como uma resposta institucional para apurar os fatos e propor medidas corretivas. A participação de parlamentares de diferentes espectros políticos reforça a importância de uma investigação imparcial e abrangente.

Pedidos de ressarcimento

Aposentados e pensionistas do INSS já podem pedir a devolução de valores descontados indevidamente por sindicatos e associações nos últimos anos.

O pedido pode ser feito no site e aplicativo Meu INSS. Por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, você poderá saber previamente o nome da entidade que aplicou os descontos, mas não vai detalhar o valor que poderá ser reembolsado. Também há a opção de pedir o reembolso por telefone, na Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Enquanto isso, fica o alerta para que os beneficiários que não forneçam informações pessoais por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens, pois o instituto não realiza esse tipo de contato para solicitar dados ou documentos. Todos os serviços do INSS podem ser acessados pelo site ou aplicativo Meu INSS, que utiliza a plataforma Gov.br

Luciano Ducci é curitibano, médico e Deputado Federal pelo estado do Paraná.

Leia Também