Projetos

fevereiro 17, 2020

Relator da Cannabis promete uma regulação voltada ao paciente

luciano ducci relator cannabis medicinal

Autor:

Luciano Ducci

Compartilhe

Os deputados federais Eduardo Costa (PTB-PA), Paulo Teixeira (PT-SP) e Luciano Ducci (PSB-PR) passaram a última quinta (13) e sexta-feira (14) em uma agenda apertada de reuniões com políticos, empresários e associações em Bogotá. Integrantes da comissão da Câmara que estuda e analisa legislações sobre o comércio da Cannabis medicinal, os três possuem uma preocupação em mente: propor uma regulação eficiente que garanta o acesso ao paciente.

 

Em todas as conversas, o cultivo foi uma questão recorrente. Para os deputados, ele é fundamental para baixar o custo do produto final. Mas como garantir um plantação segura? Ela deve ser indoor, como no Canadá, ou em estufas, como na Colômbia?

 

A Cannabis elaborada para medicamentos precisa ter o meio ambiente controlado, protegido do ataque de pragas, e solo orgânico. Na Colômbia, o cânhamo é plantado em envernadeiros, espécies de estufas, com ventilação e irrigação adequadas. Os deputados tiveram uma reunião com o estafe da Khiron, empresa de Cannabis, cujo o fundador e o CEO são colombianos, e criada no Canadá.

 

Um dos cultivos da empresa, em solo colombiano, tem 40.000 plantas. Cada muda leva uma tag, com código de barras, e data de plantio. “Temos um sistema hidropônico de plantação”, explicou o CEO da empresa Álvaro Torres. “O sistema garante que a alimentação das plantas seja feita apenas com os nutrientes que desejamos. Temos grande preocupação com a qualidade do produto final.”

 

No terreno, também fica o laboratório de extração, que custou US$ 6 milhões. Para garantir a segurança do espaço, o complexo é protegidos com cercas eletrificadas, entrada controlada por guarita e câmeras de segurança. O custo de instalação do projeto, incluindo o laboratório, ficou em U$ 10 milhões.

“A Khiron está preocupada mais com a qualidade do que com a segurança do espaço”, observou o relator. “Não podemos começar com um nível tão alto de produto, pois o custo seria repassado ao consumidor final.” Para Teixeira, “também é preciso pensar em um tipo de cultivo que integre os pequenos produtores”.

Luciano Ducci relator cannabis medicinal

Comissão nacional da Cannabis toma café da manhã no escritório da Khiron, em Bogotá: Paulo Texeira (à esq, de paletó cinza), ao lado dele, Eduardo Costa (camisa azul petróleo) e a frente Luciano Ducci (paletó azul).

https://cannabisinc.blogfolha.uol.com.br/2020/02/17/relator-da-cannabis-promete-uma-regulacao-voltada-ao-paciente/

Luciano Ducci é curitibano, médico e Deputado Federal pelo estado do Paraná.

Leia Também