Artigos , Projetos
junho 19, 2024
Debates sobre PL provocam recorde de interação no site da Câmara
Autor:
Iris Santos
Compartilhe
A aprovação da urgência do projeto que equipara aborto de gestação acima de 22 semanas a homicídio, na Câmara dos Deputados, provocou uma grande comoção social, e gerou fortes discussões sobre o tema nos últimos dias em todo país. Segundo o relatório da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara, os debates sobre o Projeto de Lei 1904/2024 promoveram uma participação popular histórica no portal da Casa. A enquete on-line publicada para que o cidadão possa manifestar sua opinião sobre o PL em questão alcançou até agora 1.088.104 votos. O número representa um marco significativo e estabeleceu um novo recorde desde a implementação da ferramenta.
Para o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados, deputado Luciano Ducci, este nível de engajamento popular destaca a importância da transparência e do envolvimento cívico nas decisões políticas que afetam diretamente a sociedade. “Recentemente lançamos a plataforma ‘Debates Interativos’ que integra totalmente os debates à participação cidadã, em todos assuntos discutidos na Câmara. Isso só demonstra o quanto esta Casa está comprometida com a inclusão da população no processo legislativo, um pilar fundamental para a consolidação da democracia brasileira”, afirma o secretário.
Além dos votos, a enquete acumulou 5.655.477 visualizações e 5.968 comentários, refletindo o intenso interesse público no debate legislativo. As notícias relacionadas ao projeto de lei também atraíram atenção, com 636.805 visualizações, enquanto a proposta de lei em si foi consultada 130.150 vezes.
População mais atuante, Legislativo mais transparente
A enquete on-line foi criada para ampliar a participação social no processo legislativo e aproximar cidadãos a seus representantes, por meio da interação digital. A ferramenta permite que o participante opine sobre qualquer proposta legislativa apresentada pelos parlamentares, indicando seus pontos positivos e negativos. A geração automática da enquete facilita o acesso imediato dos cidadãos às questões legislativas atuais, promovendo uma participação mais ativa e informada na política nacional.
“Essa ferramenta permite que a população acesse e opine de forma quase que simultânea a todos os projetos apresentados pelos deputados. Dessa forma, todo o processo é feito de forma automática e transparente. A enquete colabora muito para o fortalecimento da democracia participativa”, destaca Ducci.